terça-feira, 16 de agosto de 2011 | By: Saulo Diniz Ferreira

Aspectos da Santidade I - A fé somente santifica?



Durante um bom numero de anos experimentei a convicção de que a santidade prática é a completa entrega ao Deus de nosso ser não estão sendo entendidas. A piedade foi asfixiada pelo mundanismo, a devoção pessoal a Cristo dificilmente existem e as normas de vida cristã fora relaxadas. A importância de "serem ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador. " (Tito 2:10) foi esquecida.

É inútil professar uma boa doutrina evangélica a menos que venha acompanhada de uma vida santa. A falta de sinceridade de professar ser cristão que crê na Bíblia mas não vive uma vida santa logo é percebida como uma descompostura que acarreta desprezo para nossa religião.

No entanto, é de suma importância que entendamos o tema em sua totalidade à luz do ensino da Bíblia. Minha intenção nesse livro é tratar de explicar o que a Escritura realmente ensina sobre o tema. E já que existe várias ideias errôneas a respeito que são ensinadas por algumas pessoas, começo por alertá-los acerca desses erros.

I. É sábio ensinar, como o fazem alguns, que a santidade dos crentes vêm por fé somente, e de nenhuma maneira pelo esforço pessoal do crente?

Nenhum cristão bem instruído jamais negará que a fé em Cristo é o principio de toda santidade. Enquanto não creiamos Nele, não temos nenhuma santidade absolutamente. Porem, a Escritura nos ensina verdadeiramente que o crente necessita aplicar um esforço nessa matéria, junto com sua fé. O mesmo apóstolo que escreveu: "a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus" (Gálatas 2:20) também escreveu: "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão,"(1 Coríntios 9:27). Em outras partes lemos: "purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito" (2 Coríntios 7:1); "Procuremos"(Hebreus 4:11) "corramos com paciência" (Hebreus 12:1).

De acordo com o ensino da Escritura, há uma diferença entre como a fé nos justifica e como ela nos santifica. A fé que justifica é uma graça que simplesmente confia, repousa, e se apoia em Cristo (Romanos 4:5). Todos os que simplesmente creem, são justificados. A fé santificadora é uma graça que, como a mola de um relógio, move o crente até a santidade; "nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor".(Gálatas 5:6) O Novo Testamento não fala em nenhum lugar de "santidade por fé". Se bem é certo que nos é dito que somos justificados pela fé sem as obras da lei, em nenhuma parte nos é dito que somos santificados sem as obras da lei. Pelo contrário, aprendemos que "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma." (Tiago 2:17).

Justificação: Justificar a uma pessoa é declarar que essa pessoa é justa. É uma palavra legal, isto é, está vinculada com as cortes de justiça - um juiz justifica a uma pessoa, declarando que essa pessoa é justa. Deus justifica aos crentes sobre a base do que Jesus fez por Seu povo.

traduzido de: Allan Roman
De: Bispo J.C.Ryle
Por: Saulo Diniz Ferreira - Goiânia GO

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

0 comentários:

Postar um comentário