sexta-feira, 30 de janeiro de 2015 | By: Saulo Diniz Ferreira

A preservação da capa babilônica



A preservação da capa babilônica
Josué 7

Contexto histórico
Em todo o antigo testamento a terra de Canaã foi um elemento fundamental no caráter da aliança. Deus primeiro fez uma aliança com Abrão a terra de Canaã para dá-la a sua descendência. Essa promessa foi repetida para seu filho Isaque e a Jacó e foi renovada para Moisés, repetida para os Israelitas no deserto e repetida mais uma vez quando Josué foi convocado para liderar os Israelitas na travessia do Jordão.

Os israelitas deviam obedecer as palavras de Jeová para que seus dias fossem longos sobre a terra e para que houvesse prosperidade na terra. Js 1:6-8
Cronologia em pró da santificação
O povo deveria partir dali de forma organizada e andar em obediência na missão de Deus para a congregação. Quando Josué preparava a travessia do Jordão, um dos primeiros obstáculos que encontraria era a antiga cidade de Jericó, a poucos quilômetros do Rio. Depois, de acordo com um relato bem conhecido e graças também a ajuda de um prostituta (Raabe) que acobertou 2 espias em sua casa, Jericó foi tomada por intervenção de Jeová. 

Mas para isso vemos em Js 3:5 que o povo é chamado para se santificar, e se isso fosse feito pelo povo ele agiria poderosamente no meio do povo e logo no capitulo 6 de Josué, podemos ver o exercito israelita marchando em volta de Jericó durante 7 dias, com 7 sacerdotes tocando trombetas de cifres de carneiro. Após a queda dos muros vemos a vitória do exercito, mas essa vitória é atribuída à autoridade de Deus sobre seu povo.

v  Esse ato de santificação descrito em Josué 3:5 é também ordenado por Deus em (Êxodo 19) e fala do principio de que Deus não opera poderosamente em favor do seu povo se este não estiver intimamente puro e em harmonia com sua vontade. 

v  Antes de pedirmos que Deus opere sinais e maravilhas em nosso meio, devemos verificar se nosso coração é puro e se nossos desejos estão sob a orientação do Espírito Santo.

Exemplo: A igreja pode agendar um avivamento? Pode determinar um dia, um horário e um local para determinada ação do Espírito Santo?
Podemos ver grandes cruzadas que são marcadas com slogans realmente determinando um encontro com a cura, sinais, prodígios, maravilhas e hoje o mais comum “Avivamento”.  
No Artigo O Padrão Bíblico de Avivamento escrito pelo Rev. Josivaldo de França Pereira lemos:
“A igreja só pode buscar o avivamento e preparar o caminho da sua chegada. A igreja não produz o vento do Espírito, ela só pode içar suas velas em direção a esse vento. A soberania de Deus, no entanto, não anula a responsabilidade humana. O avivamento jamais virá se a igreja não preparar o caminho do Senhor (5). O avivamento jamais acontecerá se a igreja não se humilhar. Sem oração da igreja, as chuvas torrenciais de Deus não descerão. Sem busca não há encontro. Sem obediência a Deus, jamais haverá derramamento do Espírito. Contudo, quem determina o quando e o como do avivamento é Deus. Ele é soberano”.
David Brainerd orou vários anos pelo avivamento entre os índios peles vermelhas no século XVIII. Aquele jovem, ajoelhado na neve, suava de molhar a camisa, em agonia de alma, em oração fervente, em favor daqueles pobres índios. Quando o seu coração parecia desalentado e já não havia prenúncios de chuva da parte de Deus, o Espírito foi poderosamente derramado e os corações se dobraram a Cristo aos milhares.
v  Na conquista da terra, Deus manteria sua aliança com os patriarcas. Jeová agiria por Israel e contra os inimigos Dele, pois o propósito maior da sua aliança é fornecer a todas as nações da terra o conhecimento do Evangelho e das bênçãos da aliança. Qualquer coisa ou pessoas que impeça a realização desse propósito redentor para todos os povos deve ser removido como um inimigo de Deus.

v  Na história dos patriarcas os sinais do concerto era feito através da circuncisão (Gn 17), mas na nova aliança que se cumpre em Jesus “A conversão”, essa é a maior de todas as marcas de nossa resposta a esse concerto e ao direito da herança de suas promessas (Herdeiros Espirituais). At 7:51 – Ez 11:19-20

v  Se nos comportarmos verdadeiramente assim, permitindo a ação do Espírito Santo em nossas vidas, nos tornamos um seu povo (I Pe 2:9) venceremos as batalhas.
Porém, muitos de nós por maiores pecadores de natureza que somos, ostentamos nossas falhas de caráter e escondemos no nosso casulo do pecado, nossos “Preciosos” (Fazendo referência ao Anel, objeto de ostentação do Golum ou Sméagol – Personagem da saga Senhor dos Aneis de J. R. R. Tolkien) que tanto quis preservar a posse de algo que por fim o dominou e o matou. Romanos 6:23
Na 2° Campanha para tomar a cidade de “Ai” o resultado foi o fracasso. 
      Quando Josué buscou os motivos da derrota (Vs 7) 
      O Senhor respondeu: “Israel pecou, e violaram minha aliança...” (Vs 11)
      Tomaram espólios da batalha que deveria ser “devotados” a Deus. (Vs 1)
      O Culpado foi indicado pelo lançamento de sorte, que as pessoas do antigo testamento criam ser dirigido por Deus. (Vs 16, 17 e 18)
      Acã confessou o seu pecado de tomar uma bela capa baiblônica, uma quantidade de prata e uma barra de ouro. (Vs 20 e 21)
      Com isso, ele e tudo o que ele possuía e também os espólios foram destruídos por apedrejamento e fogo. (Vs 23 a 26)
      Somente então “Ai” pode ser possuída.  (Cap. 8)

As grandes perguntas dessa noite são: 

1                    - Você tem escondido algum pecado que destrói com toda possibilidade de você relacionar com Deus? 

2                    - Você tem escondido uma capa babilônica e preciosidades mundanas em sua casa? Saiba que são anátema!

“O grande alvo que a humanidade busca é a felicidade. O mundo inteiro anela obter a felicidade, e quão trágico é observar como as pessoas a estão procurando. A vasta maioria, infelizmente, busca-a de tal modo que essa busca só produz o infortúnio. Qualquer coisa que, mediante a evasão das dificuldades, meramente torne as pessoas felizes por curto prazo, em última análise só tende por intensificar a miséria e os problemas que elas enfrentam. É aí que entra o caráter totalmente enganado do pecado – Sempre oferecendo felicidade, mas sempre conduzindo à infelicidade, ao infortúnio e à condenação final.”
D. Martyn Lloyd-Jones (Estudos no Sermão do Monte)

v Oh! Queridos, se entreguem a graça salvadora de Cristo antes que seja tarde e você receba o salário do pecado, e na eternidade pague sem que tenha mais alguma chance de se arrepender.

“O aniquilamento vem antes da elevação. Portanto, faz parte essencial do Evangelho o fato que a convicção de pecado sempre deve anteceder a conversão: o Evangelho de
Cristo condena ao pecador antes de liberta-lo.”

D. Martyn Lloyd-Jones (Estudos no Sermão do Monte)
De: Saulo Diniz Ferreira - São Paulo

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais. 

0 comentários:

Postar um comentário