terça-feira, 21 de dezembro de 2010 | By: Saulo Diniz Ferreira

Os Cristãos devem celebrar o natal?


Eu compreendo aqueles que querem ser rigorosamente e distintamente Cristãos. Que querem ser libertos do mundo e qualquer raiz pagã que possa repousar sob nossa celebração do Natal, mas não me posiciono da mesma maneira nesta questão porque penso que chega um ponto onde as raízes já estão distantes de tal forma que o significado presente não carrega mais nenhuma conotação pagã. Fico mais preocupado com um novo paganismo que se sobreponha a feriados cristãos.

Eis um exemplo que eu uso: Todo idioma tem raízes em algum lugar. A maioria dos nossos dias da semana [em inglês] —se não todos— saíram de nomes pagãos também. Então deveríamos parar de usar a palavra “Sunday” (domingo) porque ela pode ter estado relacionada à adoração ao sol em um tempo distante? No inglês moderno, “Sunday” (domingo) não carrega aquela conotação, e é a própria natureza do idioma. De certa forma, os feriados são como a linguagem cronológica.

O Natal agora significa que marcamos, no meio cristão, o nascimento de Jesus Cristo. Nós achamos que o nascimento, a morte e a ressurreição de Cristo são os eventos mais importantes na história humana. Não marcá-los de alguma forma, através de uma celebração especial, me parece que seria insensatez.

Eu lembro de ter sido vizinho de um casal nos tempos de seminário que não celebrava os aniversários de seu filho. A ideia era, em parte, que todos os dias eram especiais para o menino. Mas se todos os dias são especiais, então provavelmente significa que não há dias especiais. Contudo, algumas coisas são tão boas e preciosas — como aniversários e até mesmo mortes — que são dignas de serem marcadas. Quão mais o nascimento e a morte de Jesus Cristo!

Realmente vale o risco, mesmo que a data de 25 de Dezembro tenha sido escolhida por causa de sua proximidade com algum tipo de festival pagão. Vamos apenas tomá-la, santificá-la e fazer o melhor com ela, porque Cristo é digno de ser celebrado em seu nascimento.

Não há motivo para escolher outra data. Não vai funcionar.

De John Piper. © Desiring God. http://desiringGod.org
Por Saulo Diniz Ferreira - Goiânia GO
Tradução: voltemosaoevangelho.com

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

5 comentários:

Pr. Luiz Fernando disse...

Prezado irmão Saulo,
excelente postagem. Pipper, com simplicidade e praticabilidade expõe o Natal. Veio em boa hora esta postagem.
um abraço
Em Cristo
Pr. Luiz Fernando

Saulo Diniz Ferreira disse...

Amém Pastor
Acredito podermos tirar o melhor de muita coisa sem muito misticismo não é mesmo?
Obrigado pela sua preciosa participação.
Saulo

Marcello Coelho disse...

Paz Saulão meu mano! Tudo em Paz!
Então, o que eu realmente vejo é que como em uma série de outras coisas, muitos tem tentado endemonizar o natal ou fazer disso um cavalo de guerra.
Nada é do diabo, nada mesmo ele não criou nem é o detentor de absolutamente nada, muito menos do natal.
Agora algo que com o tempo eu fui liberto é da força opressora de que eu deveria comemorar o natal, onde eu entendia que era uma data obrigatória de comemoração a todo cristão, que se eu era cristão eu deveria comemorar o natal, afinal era o nascimento de Cristo. E hoje entendo que não.
Se temos o desejo de escolhermos uma data e nos reunirmos para comemorar o nascimento de Cristo ótimo. Mas que o próprio não quiz deixar o registro preciso desta data, como da Páscoa, então não pode ser uma ordenança.
Eu descobri que comemorar natal ou não, não me faz mais cristão ou menos cartão. Mas brigar ou levantar uma batalha por causa disso nos faz menos cristãos.
Eu nunca gostei de natal, só da comida, e me sentia culpado por isso. Hoje não comemoro e não me sinto culpado, mas ainda assim me reuno com meu queridos para poder estar com eles, e isto é ótimo. Além disso comida é fantastica também né.
Abração e Feliz Natal

Saulo Diniz Ferreira disse...

É isso mesmo meu pastor, esse também é meu sentimento. Na verdade sou muito desligado de muitas outras datas e espero não estar perdendo nada com isso. Sou igual o cara que o Piper cita no exemplo e tomara que meu filho não se sinta desprestigiado, pois quero ama-lo e tenho o desafio de fazer isso todos os dias. Já com meu pai, bom... Sempre me esqueço o dia de seu nascimento e isso sempre resulta em eu me esquecer de seu aniversário, porém ele já sabe por me conhecer e saber que o amo independente de eu tirar um dia para demonstrar isso, e isso não diminui a nossa reciprocidade. Enfim, o bom mesmo é quando vou pra casa dele e juntos comemos um bom almoço com galinha caipira e pequi... A festa fica completa e a comunhão supera o feriado.
Paz amado

Anônimo disse...

Shalom Saulo

A melhor forma de "comemorar o natal" no dia 25 de dezembro é ensinando na igreja que biblicamente Yeshua não nasceu neste dia, e sim proximo a festa biblica dos tabernáculos.

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará...

O pai da mentira é satanás e desde o principio sua meta é desvirtuar as verdades biblicas para afastar o homem da verdade a ponto de torná-lo incompreensivo aos planos de YHWH.

Enganam-se profundamente aqueles que acham que santificam as obras de satanás para oferecerem a YHWH, isso é uma tremenda apostasia e heresia em relação ao contexto biblico geral.

Postar um comentário