quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010 | By: Saulo Diniz Ferreira

À Procura da Alegria


Seis verdades Bíblicas

Você sabia que Deus nos ordena para sermos felizes?

“Deleita-te, também, no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração” (Salmos 37:4)

1) Deus criou-nos para a sua glória

“Trazei os meus filhos de longe, e as minhas filhas das extremidades da terra, … quem eu criei para minha glória" (Isaías 43:6-7)

Deus criou-nos para ampliar a sua grandeza do mesmo modo que os telescópicos ampliam as estrelas. Ele criou-nos para pôr a sua bondade, a sua verdade, a sua beleza, a sua sabedoria e sua a justiça em exposição. A maior exposição da glória de Deus provém do mais profundo prazer em tudo o que ele é. Isto quer dizer que Deus recebe os louvores e nós recebemos o prazer. Deus criou-nos para que ele seja o mais glorificado em nós quando nós mais satisfeitos estamos com ele.

2) Todo o ser humano deve viver para a glória de Deus

“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

Se Deus nos criou para a sua glória, é claro que devemos viver para a sua glória. O nosso dever provém do seu modelo. Portanto a nossa primeira obrigação é mostrar o valor de Deus por estarmos satisfeitos com tudo o que ele é para nós. Esta é a essência de amar Deus (Mateus 22:37) e por confiar nele (1 João 5:3-4) e por estarmos agradecidos a ele (Salmos 100:2-4). É a raiz de toda a verdadeira obediência, especialmente amar os outros (Colossenses 1:4-5).

3) Todos nós falhamos em glorificarmos Deus como deveríamos.

“Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”( Romanos 3:23)

O que quer dizer para “estar destituído da glória de Deus?" Quer dizer que nenhum de nós confiou e estimou Deus do modo que deveríamos. Nós não fomos satisfeitos com a sua grandeza nem caminhamos no seu caminho. Nós procuramos satisfação em outras coisas, e tratamo-las como sendo mais valiosas que Deus, que é a essência da idolatria (Romanos 1:21-23). Desde que o pecado veio para o mundo todos nós temos sido profundamente resistentes em ter Deus como o nosso tesouro mais satisfatório (Efésios 2:3). Esta é uma ofensa terrível para a grandeza de Deus (Jeremias 2:12-13).

4) Todos nós estamos sujeitos à justa condenação de Deus

“O salário do pecado é a morte…” (Romanos 6:23).

Todos nós diminuímos a glória de Deus. Como? Por fazermos outras coisas acima dele. Pela nossa ingratidão, desconfiança e desobediência. Portanto Deus é justo em deixar-nos de fora do prazer da sua glória para sempre. “Eles padecerão o castigo da eterna destruição e exclusão da presença do Senhor e da glória do seu poder" (2 Tessalonicenses 1:9).
A palavra “inferno” é usada no Novo Testamento doze vezes - onze vezes pelo próprio Jesus. Não é um mito criado por pastores sombrios e furiosos. É o aviso solene do Filho de Deus que morreu para entregar os pecadores da sua maldição. Nós ignoramos isto com grande risco.
Se a Bíblia parasse aqui a sua análise da condição humana, nós seríamos condenados a um futuro sem esperança. No entanto, não é aqui que pára…

5) Deus enviou o seu único filho para fornecer vida e alegria eterna

“Aqui está um provérbio de confiança que merece aceitação plena: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores…" (1 Timóteo 1:15)

A boa notícia é que Cristo morreu por pecadores como nós. E ele ergueu-se fisicamente dos mortos para validar o poder da salvação da sua morte e para abrir os portões da vida e alegria eterna (1 Coríntios 15:20). Isto quer dizer que Deus pode absolver pecadores culpados e ainda ser justo (Romanos 3:25-26). “Porque Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus" (1 Pedro 3:18). Chegar a casa a Deus é onde a mais profunda e duradoura satisfação é encontrada.

6) Os benefícios adquiridos pela morte de Cristo pertence aqueles que se arrependem e nele confiam

”Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3:19) “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (Atos 16:31).

“Arrependimento” quer dizer voltar as costas a todas as promessas enganadoras de pecado. “Fé” quer dizer estar satisfeito com tudo o que Deus nos promete para ser por nós em Jesus. “Aquele que em mim acredita,” Jesus disse, “nunca terá sede” (João 6:35) Nós não merecemos a nossa salvação. Nós não o conseguimos valorizar (Romanos 4:4-5). É pela graça por meio da fé (Efésios 2:8-9). Sendo justificados gratuitamente (Romanos 3:24). Nós o teremos se o apreciarmos mais do que tudo (Mateus 13:44). Quando o fizermos, o objectivo de Deus na criação será realizado: Ele será glorificado em nós e nós seremos satisfeitos nele - para sempre.

Isto faz sentido para si?

Você deseja este tipo de felicidade que provém da satisfação com tudo que Deus é para si em Jesus? Se assim é, então Deus está a trabalhar na sua vida.

O que deve você fazer?

Virar as costas ás enganadoras promessas do pecado. Chamar Jesus para o salvar da culpa, do castigo e da escravidão. “ Todo aquele que invocar o nome de Deus será salvo” (Romanos 10:13). Comece a guardar a sua esperança em tudo o que Deus significa para si em Jesus. Quebre o poder das promessas do pecado pela fé na satisfação superior das promessas de Deus. Comece a ler a Bíblia para encontrar as preciosas e muito grandes promessas dele, que o podem libertar (Pedro 1:3-4). Encontre uma igreja crente na Bíblia e comece adorar e cresçam juntos com outras pessoas que adoram Cristo acima de tudo (Filipenses 3:7).

A melhor notícia do mudo é que não há conflitos necessários entre a nossa felicidade e santidade de Deus. Estar satisfeito com tudo o que deus é para nós em Jesus amplia-o como um grande Tesouro.

“far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias, à tua mão direita há delicias perpetuamente. (Salmo 16:11)

De John Piper

Por Saulo Diniz Ferreira

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que não o altere de nenhuma maneira e não use para fins comerciais. Para postagens na web, um link para este documento para a fonte original do material é o preferido. (Basta copiar os itens acima)

1 comentários:

Anônimo disse...

Bom blog.
Parabéns ao autor.
Que Deus abençoe este trabalho.

Em Cristo,

Tiago Vieira
INTERNAUTAS CRISTÃOS

Postar um comentário